Fotossíntese
Fotossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa. 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6.
Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fasfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
Como acontece?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzuVlhfOphUIkTD8PWkY9mBnG5_zPE8wcCCtZboHNM_WXy9IpH9cv_JVD1DyjIdLTRZoLYjFAvMBlQQXxOz7fohl6aYlvqcEDed8mv6X_QIS2vS2Km2dwHoEJa48RCw1P30XwuzYeriFTo/s1600/foto2.jpg)
A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
As plantas como fonte de energia
A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Sendo assim, os vegetais estão na origem da cadeia alimentar fornecendo para os animais, entre eles, o homem.
A energia acumulada nas plantas é também aproveitada pelo homem através da queima do petróleo, da lenha e do carvão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário